ESTÚDIO DE APRENDIZAGEM
Ambiente promotor de abordagens pedagógicas mais centradas no aluno
CONCEITO
O Estúdio de Aprendizagem pretende ser um ninho de inovação de práticas pedagógicas do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches.
As mudanças pedagógicas associadas à inovação do papel do aluno e do professor do século XXI justificam a transformação dos espaços educativos, enquanto ambientes propícios à aprendizagem e ao desenvolvimento das competências preconizadas no referencial do “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”.
A área de atuação deste projeto centra-se na melhoria e inovação do processo de ensino e aprendizagem, em sentido amplo, bem como na melhoria dos espaços de aprendizagem nos quais os alunos aprendem e desenvolvem competências.
A área de atuação deste projeto centra-se na melhoria e inovação dos processos de ensino e aprendizagem, em sentido amplo, bem como na melhoria dos espaços de aprendizagem nos quais os alunos estudam e desenvolvem os seus projetos.
Entende-se que a criação de espaços inovadores pode dar um impulso para a introdução ou ampliação de abordagens pedagógicas mais centradas no aluno, numa escola ou comunidade educativa.
Ao serem utilizados por alunos e professores nas suas atividades educativas, podem constituir-se como laboratórios ou estúdios de aprendizagem que permitem a experimentação, a reflexão e o desenvolvimento de visões sobre a Escola do século XXI, possibilitando o desenvolvimento de estratégias para as concretizar.
OBJETIVOS
Para os alunos:
Potenciar a realização de atividades de aprendizagem, numa dinâmica ativa, que lhes permita aprender e desenvolver competências de acordo com as orientações curriculares nacionais, para crescerem e viverem num mundo cada vez mais colaborativo, tecnológico, interativo e global.
OBJETIVOS
Para os professores:
Potenciar a reflexão e desenvolvimento de visões sobre a Escola na sociedade atual e do futuro, e estratégias para as concretizar.
OBJETIVOS
Para todas as partes interessadas:
Para as partes interessadas (diretores, professores, pais, alunos, autarcas, entre outras), promover o repensar do papel da pedagogia, do design e da tecnologia nas salas de aula de uma escola.